Venda Balancim Elétrico com preço de fábrica para utilização em obras da Construção Civil

Instalação de Balancim Elétrico Leve


Instalação de Balancim Elétrico Leve IW8

Instalação de Balancim Elétrico Leve IW8. Após a montagem do equipamento, proceda a sua instalação, conforme abaixo: 1. Execute a ancoragem do Andaime Balancim, utilizando os Clipes e Espaçadores de Cabo de Aço (ver Figura 1 e 4). Atentar para que os Cabos de Içamento estejam paralelos entre si. A responsabilidade por esta atividade é do Engenheiro Responsável da obra.   instalação balancim elétrico 01

Figura 1

  2. Passe os dois Cabos de Aço (Cabo de Içamento e Cabo Trava-Queda) na Cabeceira, conforme procedimento abaixo: I. Passe o Cabo de Içamento entre as duas roldanas da Alavanca de Acionamento do Trava-Queda (ver Figura 2); II. Em seguida, passe este Cabo de Içamento na Caixa de Comando, entre o prensa cabo e a engrenagem. Utilize uma chave de fenda para afastar o prensa cabo e aliviar a pressão (ver Figura 3). Procure deixar uma folga de cabo de aproximadamente 2 metros para instalação do Contrapeso. III. Com o Trava-Queda pressionado, passe o Cabo Trava-Queda no orifício do Trava-Queda (ver Figura 2). Procure deixar uma folga de cabo de aproximadamente 2 metros para instalação do Contrapeso.   instalação balancim elétrico 02

Figura 2

  instalação balancim elétrico 03

Figura 3

  3. Instale os Contrapesos nas extremidades dos Cabos (após o Andaime), para que os mesmos fiquem esticados. Nota 1: Os Contrapesos não são fornecidos pelo Grupo IW8. Nota 2: Os Contrapesos devem ter entre 20 a 30 kg cada um e devem ficar suspensos a pelo menos 50 cm do solo. São os Contrapesos que evitam que o cabo de tração patine. Nota 3: Outro cuidado a ser tomado é quanto à amarração dos cabos. Veja abaixo, na Figura 4, a disposição correta dos clipes. Sugere-se ao menos a colocação de 2 clipes por contrapeso.   instalação balancim elétrico 04 Figura 4   4. Instale os Afastadores de Parede nas extremidades da Lateral Interna. O ajuste do espaçamento é conforme as condições da obra. 5. Instale os Limitadores de Altura nos Cabos de Içamento. Esta definição deve ser feita pelo Engenheiro Responsável da obra (ver detalhe na Figura 1).  

A LIGAÇÃO DO PAINEL ELÉTRICO NÃO É FORNECIDA PELO GRUPO IW8. A MESMA DEVE SER PROVIDENCIADA POR UM PROFISSIONAL CAPACITADO DA OBRA.

 

Regulagem do Sistema Trava-Quedas

  O sistema Trava-Quedas já vem regulado de fábrica. Portanto, não há necessidade de regulagem durante a montagem e instalação do produto. No entanto, caso haver desgaste do sistema com o uso do Produto ou alteração inadvertidamente deste ajuste, uma nova regulagem se faz necessária. Neste sentido, proceda a regulagem do Trava-Quedas, conforme abaixo:   a) Suspenda o Andaime, deixando-o nivelado. b) Verifique se o Cabo Trava-Queda passa livre pelo Trava-Queda (2 lados). Caso positivo, o sistema já está regulado. Caso contrário, continue nos próximos itens. c) Com auxílio de uma chave de fenda ou vergalhão, libere o Trava-Quedas movendo para cima a Alavanca de Acionamento do Trava-Quedas (ver Figura 5). d) Efetue a regulagem do Trava-Queda, apertando o parafuso/porca de regulagem (sentido horário). Desta forma, mais pressão será dada sobre o Trava-Queda. Execute a mesma operação nos 2 Trava-Quedas até que perceba que o Cabo Trava-Queda passa livremente dentro do orifício do Trava-Queda. e) Em seguida, gire o parafuso no sentido horário por mais 10 voltas. Regulagem concluída. f) Após a regulagem, certifique-se que a porca do parafuso de regulagem dos 2 Trava-Quedas estejam bem apertada.  

Figura 5

 

EM HIPÓTESE ALGUMA, O SISTEMA TRAVA-QUEDAS PODE SER ANULADO OU DESATIVADO.

EVITE TRABALHAR COM O ANDAIME DESNIVELADO, POIS O SISTEMA DE SEGURANÇA DO TRAVA-QUEDAS PODERÁ ATUAR.

A instalação de balancim elétrico sempre deverá ser acompanhada por profissional que tenha passado por treinamento de balancim elétrico em instituição homologada pelo CREA. Verifique em sua cidade quais empresas oferecem treinamento de balancim elétrico com certificado!

Todo o procedimento de instalação de balancim elétrico segue as orientações específicas do Ministério do Trabalho. Os textos explicativos foram elaborados por profissionais legalmente habilitados pelo CREA-SC.

Procurando por um Andaime Balancim Elétrico para sua obra? Entre em contato com nosso departamento comercial. Temos ótimos preços e prazos de pagamento. Confira hoje mesmo!